Índice
Conheça os impostos pagos pela sua microempresa
Conhecer os impostos que a sua microempresa deve pagar é a melhor forma de evitar atrasos e até mesmo problemas com a Receita Federal. Leia o nosso artigo para saber mais!
Quem tem uma microempresa costuma ter muitas dúvidas a respeito de quais são os impostos que precisam ser pagos.
Por conta da enorme questão burocrática e tributária, é muito comum ver microempreendedores sofrendo com o que precisam pagar de taxas.
O objetivo desse artigo é mostrar cada uma das obrigações tributárias que você precisa ter com a sua microempresa, garantindo, assim, que todas elas serão cumpridas e que não haverá problemas futuros para o seu negócio.
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (ou COFINS)
A primeira obrigação tributária de uma microempresa é o COFINS, contribuição destinada para a Seguridade Social.
O COFINS tem seu cálculo realizado diretamente sobre o faturamento da sua microempresa, mas variando com o seu regime de tributação.
Se sua microempresa tem como regime o Simples Nacional, a alíquota é variável, enquanto no Lucro Presumido a alíquota é de 3% e o Lucro Real é de 7,6%.
Contribuição Previdenciária Patronal (ou CPP)
A segunda obrigação tributária de uma microempresa é a Contribuição Previdenciária Patronal.
A CPP é feita tendo como base a folha de pagamento do seu negócio e ela tem alíquota variável, conforme o Simples Nacional, e uma alíquota fixa de 20% para os outros regimes tributários.
Contribuição Social sobre Lucro Líquido (ou CSLL)
A CSLL é mais uma contribuição tributária que a sua microempresa precisa arcar, sendo ela calculada diretamente sobre seus lucros líquidos.
O objetivo dessa contribuição é auxiliar diretamente a questão da Seguridade Social, tendo uma alíquota que varia de 9% até 20%, dependendo de qual seja a atividade que é exercida.
Imposto de Renda Pessoa Jurídica (ou IRPJ)
O IRPJ é uma contribuição calculada diretamente sobre o valor do lucro que sua microempresa apresentou nos últimos 12 meses.
Quem opta pelo Simples Nacional paga um valor de 15% de alíquota, além de mais 10% no caso de haver um lucro de mais de R$20 mil a cada mês apurado.
Por outro lado, no caso de quem opta pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, as declarações de imposto devem ser semestrais e variar com as atividades.
Impostos Sobre Serviço (ou ISS)
Esse é um tributo cobrado sobre o serviço da sua microempresa e que é municipal, tendo o seu cálculo realizado baseado no valor dos serviços que a sua empresa oferece.
O valor da alíquota varia conforme a região, podendo ir de 2% até 5%.
Programa de integração Social (ou PIS)
Por último, você vai precisar pagar o PIS, que é um tributo recolhido e destinado para o financiamento do seguro desemprego e também do abono.
O valor da alíquota varia conforme o regime de tributação, podendo ser de 0,65% no caso do Lucro Presumido, de 1,65% no Lucro Real e variável no Simples Nacional.
Ávila & Rocha Assessoria Contábil: trazendo soluções tributárias especializadas para a sua empresa não sofrer penalidades
É muito importante que as microempresas saibam exatamente quais são os impostos a serem pagos para não enfrentarem problemas tributários.
O melhor a se fazer é sempre contratar um contador para auxiliar nessas questões e cálculos.
Por isso, conte com a equipe especializada da Ávila & Rocha Assessoria Contábil para te ajudar com as questões tributárias e todas as questões contábeis.
Entre em contato conosco por um dos nossos canais de atendimento e saiba mais sobre como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa a resolver os problemas, diminuindo os custos e aumentando o dinheiro em caixa.
QUERO AJUDA COM OS IMPOSTOS EM MINHA MICROEMPRESA