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Veja agora como evitar os prejuízos financeiros em sua incorporadora

O Segredo Para Evitar Os PrejuÍzos Financeiros Em Sua Incorporadora Blog - Contabilidade em Florianópolis | Avila e Rocha Assessoria Contábil

Como evitar os prejuízos financeiros em sua incorporadora? Saiba tudo!

É fundamental evitar os prejuízos financeiros em sua incorporadora e neste artigo apresentamos os principais passos e conceitos relacionados para manter o empreendimento sempre organizado e controlado financeiramente

É muito importante evitar os prejuízos financeiros em sua incorporadora, e isso depende da qualidade de desenvolvimento de projetos e do processo de sua execução no setor de atuação da empresa ou instituição pública.

Mas, considerando o mercado da construção civil, a criação de projetos para esse setor depende de melhores condições e visão planejadora para manter a melhor rotina de construção e reforma de bens e de patrimônios.

Sabemos que todo tipo de obra ou reforma requer altos níveis de investimentos e constante monitoramento financeiro que possa gerar mais resultados e eficiência no uso de materiais, mão de obra e tempo de realização.

Para evitar prejuízos é importantíssimo a aplicação de gerenciamento financeiro e dos dados de contabilidade da construtora ou incorporadora imobiliária visando alcançar o melhor desempenho nos projetos.

Neste artigo, falaremos mais sobre como de fato evitar perdas e demais tipos de prejuízos na planejamento e execução de projetos. Confira!

Como evitar os prejuízos financeiros em sua incorporadora?

Independente do projeto imobiliário de construção, devemos considerar a incorporadora como a parte responsável por planejar e formalizar todo o projeto de construção.

Na prática, ela é dedicada a selecionar e adquirir o terreno, formalizar os contratos e documentos da obra no Cartório de Registro de Imóveis, obter as licenças e alvarás junto à prefeitura e outras autorizações com o Estado e, posteriormente contratar uma construtora e outros tipos de fornecedores para realizar a construção.

Todas essas atividades requerem planejamento e monitoramento constante para evitar atrasos, descontrole financeiro e perda de qualidade na execução do projeto.

De todo modo, sabemos que um bom processo de gestão financeira dedicada à construção civil é parte fundamental para orientar as finanças da empresa e as tarefas do setor de contabilidade.

É um método de responsabilidade que ajuda a elevar a segurança e garantir a qualidade na aplicação dos investimentos para a geração de um bom fluxo de caixa.

Normalmente, o trabalho dedicado a evitar prejuízos começa desde a concepção do projeto, seleção de fornecedores e de mão de obra, bem como do cálculo correto do orçamento da obra e de direcionamento dos recursos para cada atividade.

Sabemos que essa missão envolve diferentes processos que geram custos e despesas, além de encargos trabalhistas, sociais e tributários que exigem uma boa assessoria contábil.

A importância do orçamento

A empresa precisa se dedicar a pesquisar e desenvolver os melhores orçamentos possíveis sem comprometer a qualidade da construção e do projeto de modo abrangente.

Trata-se de um conjunto de atividades que exigem conhecimento, habilidades e experiências de diferentes profissionais de várias áreas, que além da engenharia, exige dedicação da gestão, do administrativo, da contabilidade e até mesmo do departamento de marketing.

E todos os dados financeiros devem ser inseridos na folha de orçamento, se possível em uma plataforma automatizada que inclui todos os dados em servidores nas nuvens através de softwares inteligentes.

O gerenciamento da obra

É fundamental evitar os prejuízos financeiros em sua incorporadora, ainda mais quando se trata de uma empresa que se responsabiliza por processos jurídicos, financeiros e de planejamento junto à construtora, empresas e instituições públicas.

Desde o controle do orçamento até o monitoramento da execução da obra, o gerenciamento do empreendimento deve ser pleno e profissionalizado.

O controle financeiro

Ao gerar uma cultura de gerenciamento efetivo, a empresa que atua como incorporadora pode e deve manter o pleno controle financeiro das atividades.

Esse tipo de controle permite a realização de todas as etapas de construção sem riscos ou qualquer tipo de ameaça, considerando os dados planejados.

O processo de gestão financeira é bastante importante, e todo tipo de empreendimento depende dessa iniciativa para orientar as ações da construtora e manter o orçamento sempre adequado para a concretização do empreendimento.

Outras dicas

Como falamos anteriormente, os processos de controle financeiro são essenciais para evitar prejuízos financeiros à sua incorporadora. São iniciativas que garantem maior sucesso e força para superar desafios.

A seguir, apresentamos dicas essenciais para orientar o empreendimento da melhor forma possível para evitar inconformidades e descontrole das contas.

1 – A definição correta do orçamento

Insistimos em afirmar que o orçamento da obra e de todo o projeto é parte crucial, sendo um dos primeiros passos a serem dados para o alcance dos resultados esperados, permitindo o uso correto dos recursos evitando encarecer a obra no decorrer de sua execução.

2 – Jamais esqueça o cronograma

O empreendimento ou projeto de construção precisa ter um cronograma profissional de realização das obras e todas as etapas do projeto, incluindo as responsabilidades e atividades do gerenciamento financeiro.

O cronograma permite organizar por meio de uma lista as principais etapas da obra e estimar a quantidade de recursos e de tempo a ser consumido.

O cronograma deve conter os serviços preliminares, detalhar a infraestrutura, os prazos referentes a cada tipo de atividade, custos e despesas relacionadas e pontos a serem revisados.

3 – A contabilidade é fundamental

O projeto de construção civil requer contabilidade para organização de dados financeiros, contas a pagar e receber e, principalmente, manter a incorporadora em dia com as obrigações fiscais.

Essa iniciativa evita prejuízos financeiros em sua incorporadora com o pagamento de impostos em demasia ou pagamento de multas junto à fiscalização.

4 – Evite sobrecarga de funções

Os gestores de uma incorporadora não podem acumular muitas tarefas, sendo importante delegar as funções a outros parceiros e colaboradores com habilidades e equivalência de qualidade de responsabilização nas tarefas e demais atividades a serem realizadas.

Em todos os casos, é fundamental contar com uma boa assessoria contábil, a atenção de uma equipe administrativa, ter uma boa equipe de marketing e um corpo jurídico formado por advogados que possam proteger e manter as atividades da incorporadora.

Delegar tarefas ajuda a reduzir riscos de erros humanos ou atrasos causados por descontrole ou estresse.

Dica bônus: conte com os serviços especializados da Ávila & Rocha Assessoria Contábil

Nós, da Ávila & Rocha Assessoria Contábil, somos uma contabilidade especializada para incorporadoras.

Logo, temos o conhecimento, a experiência e a tecnologia necessária para ajudá-lo a ter um maior controle de suas finanças, evitando prejuízos financeiros em sua incorporadora.

Além disso, com o nosso suporte, será possível garantir o correto cumprimento de suas obrigações contábeis e fiscais.

Portanto, entre em contato conosco para garantir uma incorporadora saudável, organizada e lucrativa.

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Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar o formulário de contato.

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